Vamos entender as diferenças:
ATITUDE
substantivo feminino
- 1.maneira como o corpo (humano ou animal) está posicionado; pose, posição, postura."guerreiros em a. de ataque"
- 2.comportamento ditado por disposição interior; maneira, conduta."a. arrogante, passiva"
COMPORTAMENTO
substantivo masculino
- 1.ato ou efeito de comportar-se.
- 2.procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos.
Extraído de pesquisas no Google
Por que falar sobre isso? Hoje após um acontecimento comigo, fiquei pensando como as pessoas estão despreparadas ou desatentas para várias coisas na vida. Não que eu seja o exemplo de pessoa perfeita e tenho certeza que estou bem longe disso, mas existem algumas atitudes ou comportamentos que não condizem com a profissão de alguém ou até mesmo com seu modo de vida, enfim, vou relatar o acontecido e falar um pouco mais sobre isso.
Precisei deixar o carro para uma revisão que já estava programada e devidamente agendada. Chegando no local havia 04 mesas de atendentes, sendo que 03 delas as pessoas estavam ao telefone, me dirigi então a única que estava disponível para perguntar como agir ou quem eu poderia procurar que pudesse receber meu carro. A pessoa me atendeu com uma carinha de "Não estou muito a fim de falar", mas olhou na agenda no computador para ver com quem eu estava agendada, me disse o nome e apontou para outra atendente ao lado. Me dirigi então a atendente apontada e ela toda solícita me recebeu muito bem,mas, olhou na agenda e não era ela e sim uma terceira atendente. Tudo bem, pelo que entendi os nomes das atendentes eram parecidos e a primeira se equivocou, porém, acho que a minha carinha de "nada feliz com o atendimento" fez com que ela me desse a explicação de que havia se confundido, enquanto eu me dirigia para a atendente certa. Que alívio, cheguei então ao meu destino, enfim a atendente certa e que já estava me esperando, que lindo... Quando de repente chega ao meu lado a primeira atendente que indicou a pessoa errada e me pediu desculpas, disse que ela havia olhado errado o nome das meninas e que se confundiu...
Muito bem! Talvez fosse o mínimo que eu esperava após não ser recebida com toda pompa e circunstância que me é de direito, mesmo porque além de ser uma cliente a tal revisão não é nada baratinha. Depois disso me lembrei que ano passado na mesma agência quando levei o carro para tal revisão essa mesma menina havia me atendido e tão bem, ou seja, algo realmente não devia estar certo com ela hoje.
O trânsito, o trabalho, a casa, o marido, a esposa, os filhos, o dinheiro ou a falta dele, tudo isso pode ser um bom motivo para que percamos a paciência, o ânimo ou até mesmo a educação. Estamos vivendo a flor da pele, todos os sentidos estão apuradíssimos e se um passarinho cantar mais alto está correndo sério risco de levar uma pedrada ou pelo menos um "cala o bico aí meu amigo".
Cada pessoa tem o seu dia D, como diz minha mãe, "hoje eu estou com as três sextas-feiras" rss e quando ela estava com as três sextas eu podia correr léguas porque ia sobrar pra mim. Contudo no mundo corporativo não tem essa, ou você está bem ou você está bem, não temos muitas escolhas. É muito difícil separar vida pessoal da profissional, afinal, eu sou a mesma pessoa, mas, não posso culpar o mundo por minhas escolhas erradas, pela falta de dinheiro, minhas perdas ou porque meu parente está doente, por outro lado também não somos robôs, mas, devemos ficar atentos ao nosso comportamento e atitude tanto no trabalho quanto na vida.
O comportamento da Atendente inicialmente não foi legal, por inúmeros motivos ela estava desatenta ou desinteressada, mas, a atitude dela ao vir se desculpar derrubou por água abaixo qualquer sentimento ruim que pudesse ter ficado.
Em minhas palestras costumo dizer que quando atendemos a um telefonema a pessoa do outro lado é capaz de saber como estamos mesmo sem estar nos vendo. A tática é sorrir mesmo que esteja chorando. Ninguém perde nada por ser educado, por usar palavras tranquilas, por sorrir. Se o trabalho não está bacana saiba que tem zilhões de pessoas querendo esta colocação. Não quero fazer aqui apologia a acomodação, todos devem mudar quando não estão felizes, mas, devem pesar muito antes de tomar certas atitudes e carregar o peso do resultado ou as flores do ganho. No meu caso, como uma cliente assídua da agência, poderia ter me manifestado negativamente com a gerência ou pior, nas redes sociais, que hoje em dia é uma ferramenta agressiva a favor ou contra as empresas.
Este tema Atitude x Comportamento é amplo, precisaria de várias laudas para explanar tudo o que penso e que são coerentes com o meu modo de viver e agir, mas, vou deixar um pouquinho pra depois rssss até porque tenho muitos exemplos de acontecimentos comigo mesma que poderia exemplificar aqui vários comportamentos e/ou atitudes erradas, seja da minha parte ou de outras pessoas. Tudo se torna aprendizado e de tudo devemos tirar lições, é a chance que temos de nos tornarmos pessoas melhores.
Imagens meramente ilustrativas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela sua participação.