Hoje vou contar um pouco sobre essa profissão que muitas
pessoas talvez ainda não conheçam e que além de algumas dúvidas traz também
opiniões diversas.
A Consultoria de Imagem é uma ferramenta que auxilia as
pessoas a se conhecerem e assim poder mostrar através da imagem sua
identidade ou uma mensagem que se queira transmitir. Se engana quem acha que é só para mulheres, homens também utiliza da consultoria para melhor se posicionar.
O papel de um Consultor (a) de Imagem vai muito além de ajudar alguém a se vestir bem, envolve um trabalho de pesquisa, de conversas, de saber ouvir, entender qual o objetivo do cliente. É conhecer o estilo de cada pessoa e acima de tudo respeitar e saber sugerir o que melhor casa com a imagem que cada um quer passar. Diferente de um profissional Personal Stylist que trabalha com a moda propriamente dita e toda criatividade que a cerca.
Quando falamos em imagem falamos também de auto-estima. Quando aprendemos a nos conhecer melhor, aprendemos também que podemos mudar ou melhorar nossa imagem em prol de transmitirmos uma mensagem sincera do que somos ou como queremos ser vistos. Nesse caso a Consultoria de Imagem ajuda a definir essa estratégia, porém sem fazer com que o cliente perca sua personalidade.
Não adianta falar que não, a primeira impressão fica, claro, pode ser mudada e que bom que isso pode acontecer. Principalmente no mundo corporativo isso é muito relevante, somos o tempo todo observados e através não só das nossas roupas, mas também do nosso comportamento, nossas atitudes, somos avaliados. Por isso devemos saber exatamente como queremos ser percebidos e nos adaptar a isso.
Mas as coisas não precisam de tanta formalidade, como disse anteriormente vai depender do objetivo de cada cliente, seja se destacar no emprego ou somente conhecer uma montagem de looks com as peças que já possui. No processo de uma consultoria será estudado o tipo físico, o estilo pessoal, a análise de cores, o visagismo, o closet com sugestão de looks e personal shopping. A ideia é ajudar o cliente a se comunicar através da imagem da melhor maneira possível.
O que mais me encanta nessa função é a oportunidade de poder ajudar alguém, é contribuir para que essa pessoa se sinta melhor de alguma forma. As vezes na vida precisamos só de um estímulo para nos libertar de algumas amarras que a própria sociedade nos impõe. E porque não começar pela nossa imagem?! Eu sempre dei pitaco (quando solicitado, diga-se de passagem rsss), nas produções das amigas, primas, conhecidos, até que um dia vi a necessidade de me aprimorar para melhor atender as minhas clientes quando tive uma loja de roupas. Foi um caso de amor!
Mesmo essa profissão sendo pouco difundida e ainda não tão valorizada pelas pessoas, posso falar que é essencial para nossa vida se olhada com amor. Quem não desejar ir a um shopping fazer compras e não gastar muito dinheiro com o que não vai usar, ou simplesmente utilizar suas peças antes esquecidas ou largadas para lá porque acha que não combina com nada?
A ideia aqui é aprender a nos conhecer, o que nos faz bem, como queremos nos apresentar e acima de tudo respeitar quem somos!
Grande beijo!
Imagens retiradas de pesquisa na Web